Blog

Gramado agora é a Capital Nacional do Chocolate Artesanal

Dentre os inúmeros sabores da Serra Gaúcha, o chocolate artesanal é um dos mais lembrados. Agora, a região tem mais um motivo para se orgulhar desta iguaria: Gramado foi eleita a Capital Nacional do Chocolate Artesanal. Saiba mais!

Considerado um dos principais destinos turísticos do Brasil, Gramado tem mais um motivo para se orgulhar. O Projeto de Lei 4.675/2019, aprovado dia 11 de fevereiro de 2020, concedeu a cidade o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal.

O reconhecimento veio como resultado do crescente destaque dos produtos fabricados na Região das Hortênsias. Os sabores dos chocolates chamam a atenção dos mais de 6 milhões de visitantes que a cidade recebe todos os anos, sendo difícil não levar um embora.

Chocolate Artesanal de Gramado
O chocolate artesanal é uma das iguarias mais procuradas de Gramado.

Atualmente, são 19 fábricas que produzem o doce na cidade, elaborando chocolates finos, sob o comando de chefs chocolatiers. Essa história começou em 1976, com o nascimento da Prawer, a primeira da região. Logo outras marcas como a Lugano e Caracol surgiram, dando forças para o mercado.

Hoje o chocolate é uma verdadeira atração em Gramado. As inúmeras lojas temáticas fazem a diversão das crianças, enquanto os adultos viajam por um mundo de sabores e experiências sensoriais provocada pelas inúmeras misturas de ingredientes de alta qualidade.

Mundo do Chocolate Gramado
O Mundo do Chocolate é uma das atrações que usa a iguaria para levar o visitante em uma viagem pelo mundo – Divulgação

Na Avenida Borges de Medeiros é possível encontrar duas dessas atrações relacionadas ao doce. A primeira é o Mundo do Chocolate, com mais de 200 toneladas do doce, esculpido no formato das principais maravilhas e construções do mundo, além de animais e outros objetos. O passeio termina com uma degustação dos chocolates da Lugano, na loja da mesma.

Enfim, chocolate artesanal é o que não falta em Gramado! Por toda a cidade existem diversas lojas e inclusive algumas até com visitar a fábricas.

Assim como as rica gastronomia, paisagens exuberantes e a diversidade de atrações, o chocolate artesanal se consagrou como mais um dos elementos que fazem da Serra Gaúcha um dos destinos mais procurados pelos visitantes no Brasil.

VEJA TAMBÉM

Páscoa em Gramado: 5 dicas para você aproveitar a época mais doce do ano

Gramado Parks constrói praça pública em Gramado.

O que é o poder de intercâmbio da RCI?