Blog

Seis atrações imperdíveis em Canela

A cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, tem muito a oferecer ao turista. Seja pela beleza natural ou histórica, a cidade oferece inúmeras opções de turismo na Serra Gaúcha. Tem de tudo por lá.

Muito mais que uma “cidadezinha”, Canela, no Rio Grande do Sul, desponta no cenário do turismo nacional. A cidade é, atualmente, um dos destinos mais charmosos e visitados na região.

Com localização privilegiada – ao lado da bela Gramado -, Canela é o lugar certo para quem busca momentos de tranquilidade, lazer, natureza e boa gastronomia. O destino é ainda um concentrador de belos parques, cascatas e muita história.

Veja um roteiro de seis atrações imperdíveis que devem estar na lista da sua próxima ou primeira visita por lá:

 

1 – Catedral de Pedra


Acredito eu, seja o principal cartão postal da cidade. A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, fica bem no centro da cidade. Ou seja, ponto estratégico para fotos e um reconhecimento da região.

A praça e a Catedral de Pedra estão rodeadas por lojas e restaurantes. O local que parece mais uma galeria de arte, tem estilo gótico inglês, pinturas e esculturas de artistas nacionais e internacionais.

Sua torre de 65 metros de altura abriga um carrilhão de 12 sinos de bronze, que levam o nome de Carrilhão da Independência. A Catedra de Pedra tem show de luzes e sons à noite. Para mais informações o telefone é (54) 3282-1132.

 

2 – Parque do Caracol

A Cascata do Caracol em Canela - RS

A Cascata do Caracol em Canela – RS

Em minha opinião, o segundo ponto turístico de Canela. Ou seja, o segundo cartão postal.

O Parque do Caracol tem que estar na sua lista. Lá é onde fica a Cascata do Caracol, 120 metros de queda d’água, trilhas e mirantes. Além disso, uma escadaria de 934 degraus e um observatório de 30 metros com elevador panorâmico. Dá pra ver tudo. E a cascata então?

Lá do alto, a vista é impressionante. Além de ver a exuberante Cascata do Caracol é possível pegar um trenzinho e ir até a Vila dos Imigrantes. Mais informações pelo (54) 3878-3250

 

3 – Bondinhos Aéreos

A vista nos Bondinhos Aéreos.

A vista nos Bondinhos Aéreos.

Gosta de andar de bondinho? Pois é. É lá no Parque da Serra, em Canela, que ficam os bondinhos aéreos. Eles estão em uma área de preservação do parque e oferecem um passeio sobre as montanhas com vista natural e espetacular.

A viagem começa na Estação Central. Por lá, área de alimentação, lojas de souvenirs e um mirante que permite uma vista completa do vale a 60 metros de altura. Portanto, há muito que ver.

A visita tem duas opções de paradas. A Estação Animal, mirante a 230 metros  que conta com o Espaço das Esculturas que Falam. Ou seja, uma exposição com peças talhadas em madeira que reproduzem a aparência e também o som dos animais.

Já na Estação Cascata, é possível contemplar a beleza do vale e a Cascata do Caracol. Tem que subir até lá. Acredite, terá na estação um terceiro mirante, onde o público vai tirar fotos e registrar toda beleza à sua volta. Pode acreditar! Mais informações no (54) 3878.3250

 

4 – Vale dos Dinossauros

Aventuras pré-históricas no Vale dos Dinossauros! Foto: Cleiton Thiele.

Aventuras pré-históricas no Vale dos Dinossauros! Foto: Cleiton Thiele.

Coisa de filme. Sim, é verdade! O Vale dos Dinossauros é completamente inspirado no filme Jurassic Park. Ou seja, um vale com dinossauros animados (eles são muito grandes) numa paisagem pré-histórica.

Pra chegar é bem fácil.  O parque está localizado no início da Estrada do Caracol com placas indicando o local.

É uma atração diferente, ideal para quem gosta de curtir uma aventura em meio à natureza. É ideal com criança. Mais informações no (54) 9603-3363.

 

5 – Castelinho Caracol

Encante-se com o histórico Castelinho do Caracol.

Encante-se com o histórico Castelinho do Caracol.

Um verdadeiro museu.  Na verdade, o Castelinho Caracol faz parte da história da cidade de Canela. Você sabia que o local foi uma das primeiras residências da cidade?

Pois é, a construção é de 1913, toda em madeira de araucária, com encaixes e sem pregos. O Castelinho Caracol, preserva móveis e utensílios da época. Além disso, as paredes intactas mostram que a construção é resultado de técnica, conhecimento e beleza.

A casa é um museu da família Franzen, o qual é possível visitar por dentro e ver objetos e móveis antigos. Lá também funciona uma casa de chá, que possui uma vista encantadora para um belíssimo jardim.  Mais informações pelo (54) 3278-3208

 

6 – Alpen Park

O Alpen Park é o local de aventura em Canela.

O Alpen Park é o local da aventura em Canela.

O Alpen Park se destaca como um dos parques mais alternativos das Serras Gaúchas. Totalmente voltado para adrenalina e lazer é hoje um dos maiores complexos de aventura, diversão e de entretenimento da na região.

Por lá, várias opções de diversão como montanha russa, tirolesa, rapel, cinema 4D e 6D, simulador mini rider ou quadriciclo. A atração mais conhecida é o Alpine Coaster. Ou seja, são 37 trenós sob trilhos que descem a montanha – e o próprio visitante controla a velocidade.

Para os pequeninos, um brinquedo gigante. O Alpen Kids conta com obstáculos, escorregadores, túneis e piscina de bolinhas. Além disso, três casinhas incríveis (uma cozinha, uma oficina mecânica e uma petshop) compõem o lugar. Mais informações no (54) 3282-9752.

Além disso, você ainda pode visitar o Parque Estação Verde, Mundo Gelado, Museu da Moda, Museu do Automóvel e o Mundo a Vapor. Ficam mais dicas pra você!!

 

Luciano Palumbo é jornalista e fundador do TurismoEtc

VEJA TAMBÉM

Abertura do Sonho de Natal reúne 25 mil pessoas em Canela

Lugares para registrar sua viagem a Gramado

Natal Luz de Gramado espera mais de 2 milhões de turistas