Blog

O “Caracol” de Canela (RS)

Um dos lugares mais bonitos para se visitar em Canela, nas Serras Gaúchas, o Parque do Caracol oferece opções diferenciadas para o turismo na região.

LUCIANO PALUMBO
@TurismoEtc

Um dos lugares com uma beleza natural incrível encontrada nas Serras Gaúchas. Bem colado na glamourosa e surpreendente cidade de Gramado, o Parque do Caracol ou Parque Estadual do Caracol (em Canela, RS) é um dos principais cartões postais da região por ter a maior cachoeira do Rio Grande do Sul e um dos maiores pontos turísticos do Brasil.

A Cascata do Caracol – maior atração natural da cidade de Canela – tem 131 metros de altura e está cercada por uma mata lindíssima. O parque também tem ouras trilhas e roteiros ecológicos. O passeio para a Cachoeira do Caracol é de contemplação e uma boa oportunidade para realizar uma atividade em meio à natureza, cercado de verde e rochas que formam uma paisagem única e exclusiva da região.

A beleza da Cascata do Caracol

A beleza da Cascata do Caracol

Segundo a história, foi na região do Caracol que começou o desenvolvimento de Canela: os madeireiros aproveitaram a grande quantidade de pinheiros e araucárias e começaram a construir serrarias, que impulsionaram o crescimento da cidade. Hoje, o Parque Estadual abriga mais de 100 hectares, porém apenas 25 são destinados ao turismo. Toda área excedente está destinada à preservação.

Lá dentro, você tem inúmeras opções de escolha. Seja na vista deslumbrante do elevador panorâmico (a entrada é à parte), ou em caminhadas com destino a mirantes ou mesmo descer uma escadaria de mais de 900 degraus até a base da queda d’água (atualmente fechada para manutenção). A cascata do Caracol é incrível por qualquer ângulo.

A moderna infraestrutura permite ao visitante um melhor aproveitamento dos recursos, como painéis interpretativos, trilhas ecológicas, estrutura de lazer, lanchonete, restaurante, e lojas de artesanato.

Vista Aérea do Parque do Caracol

Vista Aérea do Parque do Caracol

SERVIÇO
Parque do Caracol
RS 466 – 7 km, Estrada do Caracol
Funcionamento:  Das 8h45 às 17h45
Ingresso: R$ 18 e R$ 9 (meia)

Luciano Palumbo é jornalista e fundador do TurismoEtc

VEJA TAMBÉM

Abertura do Sonho de Natal reúne 25 mil pessoas em Canela

Seis atrações imperdíveis em Canela

Descubra a Málaga com descontos especiais!