Blog

Gramado é eleito o 2º melhor destino do Brasil no Traveler’s Choice 2018

“Um refúgio pitoresco e verdejante que abriga algumas surpresas encantadoras”, essa é a descrição de Gramado no Tripadvisor, um site de viagens que reúne avaliações de usuários e com base nelas rankeia os melhores e mais desejados destinos de viagem do mundo.

Pórtico de Entrada de Gramado

Todo o ano, o Tripadvisor realiza o Prêmio Traveller’s Choices, que elege os melhores destinos do mundo e na edição deste ano, Gramado foi escolhida como o segundo melhor destino de viagens do Brasil, e quinto da América Latina. Como para nós isso não é nenhuma surpresa, resolvemos trazer aqui alguns motivos que fazem Gramado ser tão única, especial e conquistar um espacinho no coração de todos que passam por aqui.

 

Centro de Gramado

A cidade

Vamos começar com o que mais encanta os visitantes, a cidade de Gramado. Antes de todas as atrações turísticas, todos os lugares que você pode ir, todas as comidas que você pode provar, antes de tudo isso, Gramado te conquista simplesmente sendo o que é, uma cidadezinha pacata, linda e encantadora.

Com uma forte herança da arquitetura germânica, andar pelas ruas de Gramado é como viajar no tempo para uma cidade no interior da Europa. O estilo enxaimel (um tipo de construção onde uma estrutura de madeira é montada e os vãos entre elas são preenchidos com tijolos ou taipa), domina as casas e prédios do coração de Gramado. As ruas estão sempre limpas, com canteiros de flores muito bem cuidados e lixeiras bem localizadas. Você já viu alguma rua mais encantadora que a nossa Rua Torta?

 

A famosa Rua Torta

As pessoas gostam de morar aqui, e demonstram isso cuidando com muito carinho da cidade que os acolheu. Falando nos moradores, não se assuste se alguém que você nunca viu na vida te cumprimentar com um sorriso no rosto, a educação é marca registrada da população de Gramado. Sempre dispostos a te ajudar, esse povo é tão encantador quanto a cidade.

 

Atrações únicas

 

Como falar de Gramado e não falar da variedade de opções de lazer que temos por aqui? Desde carros robôs gigantes até a própria casa do Papai Noel, passando por museus, cachoeiras e uma variedade enorme de lojas, Gramado tem todas as opções de programas para você curtir com as pessoas que ama.

 

A pequena vila dentro do parque Snowland

 

Desde 2012, Gramado tem neve o ano inteiro com o Snowland, o primeiro parque temático de neve indoor do Brasil. Com uma área de 16 mil m², o parque recria um vilarejo nos alpes suíços, onde o visitante pode andar pelas ruas, realizar compras, patinar na pista de gelo e explorar a Montanha de Neve (uma área exclusiva do parque com temperaturas abaixo de 0°, neve e enormes estruturas de gelo). Você também pode praticar Esqui e Snowboard, ou aprender esses esportes na Escola de Neve. Uma dica nossa: bata nas portas das casas do vilarejo.

Se você curte um maior contato com a natureza, o Lago Negro é outro passeio que vale a pena. Com árvores importadas da Floresta Negra na Alemanha, o Lago Negro convida para uma caminhada ao longo de suas águas escuras e profundas, um bom chimarrão no fim de tarde ou um passeio de pedalinho pelo lago. O acesso é totalmente gratuito e o passeio de pedalinhos tem valores variados.

 

Pedalinho no Lago Negro.

 

Culinária

Gramado foi colonizada por imigrantes italianos, alemães e portugueses, e a tradição desses povos vive forte até hoje na cidade, principalmente na parte gastronômica. Não precisa ir muito longe para saborear produtos típicos, logo na entrada da cidade você vai se deparar com a Praça das Etnias, um local que busca valorizar e respeitar a herança dos colonizadores. Lá você encontra a Casa do Colono, com produtos típicos da região, como geleias, doces, chás, mel e salames. Durante o inverno, tem sempre um copo de quentão esperando por você lá. Logo ao lado, a tradicional feira de pães, cucas e bolos. Tudo feito na hora, no fogão a lenha, fazendo o aroma de pães quentinhos tomar conta da praça. Se você quiser saber mais, a gente fez um post falando especialmente sobre a culinária alemã aqui.

 

Feira de Pães na Praça das Etnias

 

Nos restaurantes da cidade há opções para todos os gostos e bolsos. Gostaria de provar novos tipos de massas? Saborear um delicioso Fondue? Ou que tal aproveitar um típico café colonial que reúne o melhor da culinária local? E ainda nem começamos a falar dos chocolates artesanais da região.

Criaturas mágicas convidam o turista a entrar nas lojas temáticas e saborear uma variedade quase infinita de chocolates, com opções que vão muito além do simples chocolate preto e branco. Sabores e formatos únicos, desde um pinguim com touca e cachecol, até as caixas de bombons de licor para presentear alguém especial. Como todo bom anfitrião, Gramado não vai deixar você passar fome.

 

Produção de chocolate artesanal em Gramado.

 

Quando visitar

Não é exagero falar que Gramado se transforma completamente para celebrar cada época do ano. Muito além das decorações nas ruas, a natureza da cidade embeleza ainda mais cada estação, seja o verde das árvores em uma tarde de verão no Lago Negro, o amarelo das folhas no outono, o branco da geada que cobre o chão nas manhãs de inverno e o azul das orquídeas na primavera. Gramado é única em todos os seus momentos.

 

Trilha de Orquídeas no interior de Gramado

 

Muito além do Natal Luz, diversas atrações especiais tomam conta da cidade durante o ano, o Festival de Cinema, a Páscoa e até mesmo a Festa da Colônia, que está acontecendo agora e você pode saber mais sobre ela clicando aqui.

Gramado não revela todos os seus encantos em uma única visita, mas sim, te convida a voltar, e voltar de novo, para apreciar tudo. Não é à toa que Gramado foi escolhida como o segundo melhor destino do Brasil, com o tempo, cada visita deixa de ser uma viagem encantadora e começa a ocupar um espaço especial em seu coração, e quando você menos espera, Gramado vai ter se tornado a sua segunda casa.

VEJA TAMBÉM

O que é o poder de intercâmbio da RCI?

Canela celebra mais uma edição do Sonho de Natal!

Confira a programação do Natal Luz 2019