Blog

Conheça o projeto “Gramado: 100 anos de turismo”

O que faz uma pequena cidade da Serra Gaúcha ser um dos principais destinos turísticos da América Latina? Essa é a questão que o projeto “Gramado, 100 anos de turismo” responde. Uma iniciativa que busca resgatar a história do turismo na Região das Hortênsias.

Há 100 anos, em 1918, quando o Hotel Bertoluci abriu suas portas para receber os primeiros visitantes de Gramado, nem imaginava que este seria o pontapé inicial para transformar a cidade no quinto melhor destino da América Latina.

Cidade repleta de histórias e tradições.

Cidade repleta de histórias e tradições.

O ano de 2018 marca exatamente um século desde que Gramado passou a investir em turismo.  Para mostrar o lado humano dessa história, a administração municipal criou o projeto “Gramado: 100 anos de turismo.”, em outubro deste ano. A ideia por trás desse trabalho é apresentar os personagens, muitas vezes desconhecidos, que foram peças fundamentais para o desenvolvimento turístico da região.

Desde a chegada do trem a Serra Gaúcha, em 1919, passando pelo seu primeiro grande evento municipal, a Festa das Hortênsias (que posteriormente veio a se tornar a Festa da Colônia), em 1958, até os dias atuais, quando foi escolhida como o 2º melhor destino do Brasil pelo TripAdvisor, o sucesso Gramado é o resultado da força de sua comunidade.

Uma equipe de historiadores vem trabalhando com afinco, na pesquisa realizada de forma voluntária, para resgatar os principais nomes e acontecimentos envolvidos nessa história. Posteriormente, esses dados serão transformados em um acervo que ficará a disposição da comunidade.

As informações também serão compiladas em um livro comemorativo, além de material para distribuição nas escolas do município e divulgação turística. Estão planejadas exposições retratando as memórias reunidas, além de palestras e homenagens aos personagens envolvidos nesses eventos. Entre eles, vale destacar Leopoldo Rosenfeldt, responsável pela criação do Lago Joaquina Rita Bier, palco de grandes espetáculos do Natal Luz, e também do Lago Negro, um dos principais cartões postais do estado.

O Lago Negro, idealizado por Leopoldo Rosenfeldt

O Lago Negro, idealizado por Leopoldo Rosenfeldt

A pesquisa também ajuda a compreender como uma cidade pequena em extensão e número de habitantes conseguiu destaque internacional, transformando-se em um dos destinos mais desejados do Brasil.

A previsão é de que o material seja disponibilizado para o público ao longo de 2019.

VEJA TAMBÉM

47º Festival de Cinema de Gramado promete agitar a cidade.

Curta ainda mais o inverno em Gramado!

Conheça o Bier Park, a mais nova atração de Gramado!