Blog

Confira tudo sobre o 11º Festival de Cultura e Gastronomia

Gramado recebe mais uma vez os sabores e sons do Festival de Cultura e Gastronomia. A 11ª edição já começou, então não fique de fora e confira todos os detalhes.

Um dos aspectos que mais chama a atenção dos visitantes que vêm até Gramado é, sem dúvidas, a sua farta gastronomia. Formada através da união dos povos colonizadores, os sabores da Serra Gaúcha encantam e conquistam o coração de todos. São essas delícias que ganham destaque no 11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. A atração dia 05/09 e vai até o dia 22/09, oferecendo uma verdeira ode aos bons sabores e refeições de qualidade.

O Festival de Cultura e Gastronomia vem se consagrando como mais uma atração incrível do destino. Ano passado, o evento registrou um crescimento de 155%. Ao todo, foram vendidos mais 18 mil pratos e 1.600 taças oficiais. A expectativa é bastante elevadas para este ano.

Decoração do 11° Festival de Cultura e Gastronomia

Decoração do 11° Festival de Cultura e Gastronomia – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

As festividades contam com inúmeras atrações e sabores. Desde barriquinhas de ruas com pratos exclusivos, até jantares de luxo nos principais restaurantes da cidade, há opções para todos os gostos. Completando a programação, será possível conferir shows musicais, cursos e oficinas de culinária. As festividades acontecem no centro de Gramado, se espalhando pela Rua Coberta, a Rua Pedro Benetti e a Praça Major Nicoletti.

O conceito que serve de inspiração para os pratos é simples e delicioso. A cada edição, é escolhido um país diferente como homenageado. Neste ano, o Chile é o grande convidado do evento. A partir de então, os elementos culinária da região escolhida são mesclados aos ingredientes e sabores da Serra Gaúcha.

Garantindo a fidelidade dos pratos preparados no evento, a comitiva viajou até o Chile, em busca de aprender mais sobre a gastronomia do país. Eles também foram atrás de chefes renomados para a realização dos famosos festins. O grupo passou por cidades como Santiago, Valparaíso, Viña dels Mar, Curicó e San Fernando. São os sabores encontrados por lá que você irá experimentar nas barraquinhas de comida de rua.

Ao todo, 21 restaurantes vão marcar presença no evento. Entre eles estão o Casa Aveiro, que vai unir a culinária portuguesa e chilena em uma deliciosa empanada de bacalhau. Já o Rasen Platz, um dos especialista em gastronomia alemã, vai oferecer um purê picante com porco desfiado e geleia de pimenta.

 

Confira o cardápio completo:

Prato do Casa Aveiro

Prato do Casa Aveiro – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Casa Aveiro – Empanada de bacalhau

Prato do Rasen Platz

Prato do Rasen Platz -Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Rasen Platz – Purê picante com porco desfiado e geleia de pimenta Divino – Salmão ao forno, mousseline de milho e brócolis

Prato do Josephina

Prato do Josephina – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Josephina – Tortilla de vazio, merken, abacate e sour cream

Prato do Colosseo

Prato do Colosseo – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Colosseo – Sanduíche de salmão (opção vegetariana)

Prato do IL Piacere

Prato do IL Piacere – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Il Piacere – Pizza chilena – mozarela, cebola, pimentão, azeitonas, bacon, calabresa e catupiry (opção vegetariana)

Prato do Bistrot Pastasciutta

Prato do Bistrot Pastasciutta – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Bistrot Pastasciutta – Lomito abierto com palta e sopaipillas – iscas de carne grelhadas com cebola, pimentão, tomate e temperos chilenos, abacate e sopaipillas fritas (opção vegetariana)

Prato do Nonno Mio

Prato do Nonno Mio – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Nonno Mio – Sanduíche composto por pimenta verde picada, fatias de carne suína e bovina, vagem verde e tomate picado

Prato do Belle Vitrine

Prato do Belle Vitrine – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Belle Vitrine – Risoto filé com funghi regado ao coentro (opção vegetariana)

Prato do Malbec

Prato do Malbec – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Malbec – Cordeiro Austral – cordeiro lasqueado acompanhado de nhoque de batata doce e gremolata

Prato do Di Pietro

Prato do Di Pietro – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Casa Di Pietro – Risoto de salmão com crisps de alho poró (opção vegetariana)

Prato do Filo Gourmet

Prato do Filo Gourmet – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Filó Gourmet – Empanadas chilenas – empanadas de carne e camarão acompanhadas de vinagrete e maionese de páprica picante

Prato da Confeitaria Zuckerhaus

Prato da Confeitaria Zuckerhaus – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Confeitaria Zuckerhaus – Folhado especial recheado com doce de leite Viçosa e crocante de nozes chilenas

Nonno Mio Fast Gourmet – Hambúrguer com maionese de merken e chips de tubérculos

Prato do Boreal

Prato do Boreal – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Boreal – Torta chupe de camarão

Prato do San Tao

Prato do San Tao – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

San Tao – Salmão grelhado acompanhado de salsa de abacate e chips de batata doce (opção vegana)

Prato do Vittobella - Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Prato do Vittobella – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Vittobella – Alfajor ao forno com cobertura de doce de leite, calda de mirtilo e vinho cabernet sauvignon

Prato da Cantina Pastasciutta

Prato da Cantina Pastasciutta – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Cantina Pastasciutta – Chacarero sanduíche de cordeiro com queijo derretido – lascas de cordeiro grelhado ao seu molho, alface, tomate fatiado, pimentão verde, vagem com queijo derretido e orégano (opção vegetariana)

Prato do Esperienza Bistrot

Prato do Esperienza Bistrot – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Esperienza Bistrot – Bolinhos Chilenas – coxinhas de massa de milho com frango e catupiry, acompanhada de molho de frutas vermelhas com redução de vinho chileno e maionese defumada com coentro (opção vegetariana)

Prato do Madre Gourmet

Prato do Madre Gourmet -Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Casa da Madre Gourmet – Batata frita crickle, cebola na manteiga, calabresa defumada, isca de entrecot, isca de frango e ovo frito

Prato do Whyte Fly

Prato do Whyte Fly – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

White Fly – Calugas de pescado com papas

As porções são vendidas por um preço único. Os valores são de R$ 30 para os pratos salgados e R$ 20 para os doces.

Os veganos e vegetarianos também poderão curtir o festival. Oito pratos do cardápio têm versões sem carne. Um deles não possui nenhum ingrediente de origem animal. Dessa forma, o evento se torna inclusivo para todos os públicos.

Não seria o Festival de Cultura e Gastronomia sem uma excelente carta de bebidas. As cervejarias Ambarina, Edelbrau, Farol, Grambier, Rasen, Traum e White Fly, garantem as cervejas artesanais. Os vinhos ficam por conta das vinícolas Boscato, Cris, Dunamis, La Charbonnade e Roberta Porto a Porto.

Festins

As grandes estrelas do evento, os Festins, também já estão confirmados! Ao todo serão sete jantares exclusivos, onde grandes chefes chilenos assumem a cozinha dos principais estabelecimentos de Gramado, durante uma noite. Nessa data, a casa oferece um cardápio único e especial, com pratos exclusivos e bebidas harmonizadas. Confira os detalhes de cada um:


05 de setembro, quinta-feira, 20h – Restaurante Malbec

Abrindo a 11ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia, o restaurante Malbec recebe o chef Carlos Mardones, que comanda a cozinha do Macerado Viña Mar, em Viña del Mar. Usando ingredientes da região de Valpáraíso, Carlos mantém a essência da comida caseira feita com cuidado, harmonizando as refeições com vinhos e espumantes regionais.

Snack de Beterraga y Salmon, prato servido no festin do Malbec.

Snack de Beterraga y Salmon, prato servido no festin do Malbec. -Foto Cleiton Thiele/SerraPress

06 de setembro, sexta-feira, 20h – Restaurante Josephina

Se preparando para o final de semana, é a vez do restaurante Josephina hospedar um festin. Quem vai comandar a casa é o chef Rodrigo Acuña. O seu restaurante, o Milla Milla é considerado um dos melhores do Chile. Ele utiliza apenas ingredientes sazonais, orgânicos e de origem local. O motivo é simples, afinal, ele acredita que a influência do terroir está presentes em todos os alimentos da região de Vinã Vik, e não apenas nas uvas das vinícolas.

08 de setembro, domingo, 12h30 – Bistrot Pastasciutta

Fechando o primeiro final de semana do Festival de Cultura e Gastronomia, o chef Federico Ziegler vem de Santiago para comandar a cozinha do Bistrot Pastasciutta. Ziegler é especialista em harmonizações de vinhos, sendo ele o responsável por selecionar a carta de vinhos do próprio restaurante, o Polvo Bar de Viños. O chef prefere rótulos que representem alguma característica de seu local de origem em seu sabor.

10 de setembro, terça-feira, 20h – Wood Hotel

Na noite da terça-feira, 10 de setembro, o chef Antônio Moreno, de Valparaíso, oferece uma verdade viagem pelos sabores do mundo no Wood Hotel. Com mais de uma década de experiência em restaurantes da Europa e América do Sul, o chef utiliza ingredientes da estação para criar versões exclusivas de receitas do mundo inteiro.

12 de setembro, quinta-feira, 20h – Castelo Saint Andrews

O Castelo Saint Andrews vai contar com um festin em dose dupla! Os chefs Giuliano Olmos e Jorge Ruiz, unem a sua experiência de décadas a frente de restaurantes de alto padrão, para elaborarem pratos com sabores contemporâneos e inovadores.

13 de setembro, sexta-feira, 20h – Restaurante San Tao

Uma amizade deliciosa! Paula Baéz e Cristian Gómez são chefes amigos que comandam o Tres Peces, em Valparaíso. O estabelecimento especializado em frutos do mar, conta como principal característica a pesca responsável. Por lá, a procedência de todos os ingredientes utilizados é conhecida e aprovada pelos chefs. Não haveria lugar melhor para eles aplicarem os seus dotes culinários do que no San Tao, um dos principais restaurantes chineses de Gramado.

14 de setembro, sábado, 20h – Restaurante Nonno Mio

Com quase 40 anos de tradição, o chef Nicolás Navarro comanda o restaurante familiar La Caleta, em Maitencillo. O cardápio conta com uma ampla variedade de pratos, que abrangem de frutos do mar, até carnes e aves. Ele vai estar a frente da cozinha do Nonno Mio no sábado, 14 de novembro, com um cardápio exclusivo para a data.

Os convites para os festins custam entre R$ 250 e R$ 350 por pessoa, oferecendo acesso ao todo o cardápio e bebidas. É possível adquirir os ingressos diretamente com cada restaurante de Gramado.

Cartaz do 11 Festival de Cultura e Gastronomia

Quem irá prestigiar o evento? – Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Paralelo a todos esses sabores, serão montados palcos na Rua Coberta e na Rua Pedro Benetti. Lá, bandas locais irão tocar músicas dos mais variados estilos, para acompanhar as refeições e animar o público do evento.

O 11º Festival de Cultura e Gastronomia prova, mais uma vez, que Gramado é um destino repleto de atrações e eventos incríveis o tempo inteiro. Que tal adquirir sua casa de férias por aqui e curtir a cidade mais encantadora da Serra Gaúcha todos os anos? Entre em contato para saber mais!

11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

De 5 a 22 de setembro em Gramado

Onde: Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado

Horário: das 11h às 22h

Mais informações: (54) 3286.2002

VEJA TAMBÉM

Confira as novidades do Natal Luz 2019

O que fazer em Gramado com crianças?

Conheça a importância do Prêmio Época Reclame Aqui!