Blog

Começou a Festa da Colônia em Gramado!

Entre os dias 19 de abril até 06 de maio de 2018, Gramado se transforma no berço da colonização alemã, italiana e portuguesa para celebrar a 28ª Festa da Colônia de Gramado.

Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Inspirada na primeira festa comunitária do município, a Festa das Hortências, que teve 12 edições entre 1958 e 1986, e foi a responsável por colocar Gramado no mapa do turístico da região, a Festa da Colônia chega em sua 28ª edição, trazendo as tradições dos imigrantes para o coração da cidade.

Foto Cleiton Thiele/SerraPress

 

É difícil andar pelo centro de Gramado e não se contagiar com o espírito do evento. A Festa dos Espantalhos, que ocorre durante todo o período da comemoração, invade a avenida Borges de Medeiros. Um evento onde empresas do munícipio adotam e decoram espantalhos que estão espalhados por toda a avenida, trazendo ainda mais cor e alegria para o dia-a-dia de Gramado, além de ser uma oportunidade de mostrar as marcas locais para os visitantes.

As festividades principais acontecem na Expogramado, mas o visitante não precisa se preocupar com locomoção. É oferecido transporte gratuito com saída da Rua Coberta até o local do evento, das 10h até as 20h (com saídas de hora em hora), durante todos os dias da festa.

Foto Cleiton Thiele/SerraPress

O destaque da comemoração é a parte gastronômica. Em bancas simples, feita de madeira e no formato de pequenas casas, estão a mostra uma variedade enorme de produtos, desde geleias, pães, cucas e linguiça. Atrás da banca, um pessoal simples e alegre trabalha animado, preparando pães e cucas no forno a lenha, sempre com um sorriso no rosto. Tudo feito com aquele carinho e dedicação que a gente até achava que estava perdida, mas vive forte nessas pessoas.

Acompanhando isso, a praça de alimentação conta com pratos especiais para comer no local, um ambiente único que une a culinária alemã, italiana e portuguesa. O que se pode esperar é um festival de sabores, cheiros e cores. Os preços são bem acessíveis, mas leve um pouco de dinheiro, pois não são aceitos cartões de crédito e débito.

Para quem tem vontade de aprender a preparar esses pratos, a Cozinha Experimental da Colônia, que já marca presença desde 2015, retorna nessa edição do evento com oficinas gratuitas que ensinam a preparar pratos típicos dos imigrantes da região.

Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Também é possível aprender um pouco mais sobre a história da festa e dos povos homenageados no Museu Italiano e o Memorial Português, espaços montados com a intenção de preservar a cultura e memória dessas etnias. Para as crianças, a Escola Rural apresenta uma série de curiosidades dos povos que colonizaram a região, como os alemães, açorianos e italianos, além de oficinas que apresentam a cultura da época, onde as crianças podem interagir com brinquedos antigos e atividades culinárias.

O clima festivo reina supremo, bandas tradicionais (as chamadas “bandinhas”) embalam a festa com músicas típicas, acompanhadas dos grupos danças e corais, durante todos os dias do evento. Em uma estrutura montada junto ao Complexo da Festa Colônia, um pessoal um pouco mais silencioso, mas não menos animado, se diverte com os Jogos Rurais. O local conta com competições de bocha, e jogos de cartas como 66, canastra e 3 setes. Se você não souber jogar, não tem problema, sempre tem alguém disposto para te ensinar, o importante aqui é se divertir.

Foto Cleiton Thiele/SerraPress

A fé também se faz presente nas comemorações, no dia 21 de abril ocorreu o Culto Ecumênico. Padres e pastores se reuniram para falar sobre fé e religião em uma cerimônia que relembra os cultos tradicionais do interior.

Nos dias 28/04 e 05/05 a festa sai dos pavilhões da Expogramado e toma conta da avenida Borges de Medeiros com o tradicional desfile de carretas. Quem estiver passando por Gramado nesses dias poderá presenciar a atração de maior destaque da festa. Carretas enfeitadas desfilam pela avenida apresentando as tradições dos imigrantes e as famílias que tornam esse evento realidade a cada ano.

São esperados 300 mil visitantes durante os 18 dias de evento, e queremos te ver por aqui. Maiores informações e o cronograma completo você pode conferir aqui.

VEJA TAMBÉM

4 Destinos brasileiros para curtir com intercâmbio de férias

O que é o poder de intercâmbio da RCI?

Canela celebra mais uma edição do Sonho de Natal!