Blog

47º Festival de Cinema de Gramado promete agitar a cidade.

Os holofotes se voltam para Gramado para celebrar mais uma edição do Festival de Cinema, de 16 à 24 de agosto. Confira tudo o que vai acontecer na cidade durante o evento!

Consagrado como o maior Festival em edições ininterruptas do país, o Festival de Cinema de Gramado chega a mais um ano de existência, celebrando a diversidade e qualidade das produções nacionais e latino americanas. Já são 47 edições consecutivas, onde o melhor do cinema nacional e latino americano se reúne em Gramado para celebrar todo o glamour da sétima arte, com os cenários que apenas a Serra Gaúcha é capaz de proporcionar.

Desde 1973, o evento vem acompanhando e se desenvolvendo junto com o próprio cinema nacional. Afinal, são quase cinco décadas de histórias, vivências, experiências e momentos marcantes que aconteceram por aqui.

Prova desse crescimento é o número de inscrições para as mostras competitivas da 47ª edição. Foram mais de 1.100 filmes e curtas disputando uma vaga nas categorias de curtas gaúchos, curtas brasileiros, longas gaúchos, longas brasileiros e longas estrangeiros. O investimento também acompanhou esta expansão, registrando um aumento de 5%, em relação a edição de 2018.

O local que abriga as exibições já é um grande conhecido do público: o Palácio dos Festivais, no coração da cidade. Logo em frente, na Rua Coberta, o tapete vermelho se estende como a passarela para os grandes artistas que prometem passar por ali.

Palácio dos Festivais decorado, durante a realização do Festival de Cinema, em 2018.

Palácio dos Festivais durante a realização do Festival de Cinema, em 2018.

Para mostrar a qualidade dos filmes a serem exibidos neste ano, o longa Bacurau irá abrir o Festival, no dia 16, às 18 horas. O filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que conta com Sonia Braga no elenco, foi o vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Fora da mostra competitiva, a película conta a história de um povoado isolado no sertão que, após a morte de uma das moradoras mais antigas, descobre que não está mais em nenhum mapa.

Na mostra competitiva de longa metragens brasileiros, que conta com 7 filmes, estão películas como O homem cordial e Veneza, que prometem trazer até a cidade nomes como Miguel Falabella, Dira Paes, Eduardo Moscovis, Carol Castro e Iberê Carvalho.

Outros famosos, que também devem cruzar o tapete vermelho, são os homenageados deste ano. O Troféu Oscarito, reconhecimento dado a nomes de grande importância dentro do cinema nacional, será entregue a Lázaro Ramos. Ator, diretor e dramaturgo, ele já atuou em grandes clássicos brasileiros, como Carandiru e O Homem que Copiava, inclusive, já tendo sido premiado com o Kikito de Melhor Ator, em 2005, pelo filme Cafundó.

O Troféu da Cidade, por sua vez, irá para as mãos de Mauricio de Sousa. Desenhista, cartunista, roteirista, produtor e diretor. Ele é o nome por trás da carismática Turma da Mônica, personagens que fizeram parte da infância de muitos, assim como da própria cultura brasileira.

Ainda entre os homenageados há a diretora Carla Camurati, que receberá o Troféu Eduardo Abelin e o ator argentino Leonardo Sbaraglia, reconhecido com o Kikito de Cristal, premiação que destaca os nomes do cinema latino-americano.

Estátua do Kikito na Rua Coberta, durante o Festival de Cinema de Gramado

O Kikito é o rosto que estampa as premiações do Festival de Cinema de Gramado.

O lado inclusivo do evento é outro aspecto importante do Festival. No primeiro sábado de atividades, está programada uma sessão especial para 400 pessoas com deficiências visuais e auditivas, de forma que todos possam aproveitar a experiência cultural que apenas um evento como este pode proporcionar.

Em paralelo as exibições competitivas, ocorrerá as mostras do Educavídeo. O projeto, realizado com os alunos das escolas públicas de Gramado, permite que os estudantes tenham contato com a arte do cinema, onde eles mesmo roteirizam, dirigem, gravam e atuam em curtas metragens. Todos são produzidos durante oficinas, em horários opostos ao turno no qual estudam.

Para quem deseja aproveitar o evento, anote na agenda. As exibições dos filmes da mostra competitiva acontecem diariamente, às 18 e às 21 horas. Todas as sessões são abertas ao público e o ingresso custa R$ 70,00, dando acesso ao tapete vermelho e toda a programação noturna do evento no dia definido no ingresso. Os longa-metragens contam com reprise na manhã seguinte a exibição, com acesso totalmente gratuito.

Você também pode conferir todos os detalhes da programação do 47º Festival de Cinema através do site oficial.

VEJA TAMBÉM

Confira a programação do Natal Luz 2019

Famosos estão se hospedando no Wyndham Gramado Termas Resort Spa

Confira a Programação de Outubro para o Wyndham Gramado Termas Resort Spa